Revestimentos a base de cal

Tadelakt e Stuccos são acabamentos lisas à base de cal que transmitem o carisma de antigas técnicas decorativas. Criamos superfícies resplandecentes exercendo uma atração que é difícil de expressar. Não se consegue evitar de tocar nestas superfícies, despertando em nós os cinco sentidos.

Os nossos Stuccos e Tadelakt aplicamos tanto no interior como no exterior. As cores são obtidas através da adição de pigmentos minerais de melhor qualidade. A gama de tonalidades disponíveis é ilimitada dentro do espectro de cores minerais. Temos todo o gosto em partilhar a nossa experiência num dos workshops que organizamos a intervalos irregulares. Pode encontrar mais informações aqui.

Diz-se que Tadelakt tem a sua origem em Marraquexe, mas isso é provavelmente apenas metade da verdade. Marrakech foi uma cidade de tendas sem muros até ao século VI. O início das obras em Marraquexe remonta à época em que terminou a presença romana em Marrocos. Pode assumir-se que os romanos conheciam as propriedades vantajosas dos depósitos de calcário de Marraquexe e utilizavam-nas para os seus próprios edifícios.

O processamento de Tadelakt é demasiado semelhante às técnicas clássicas de Marmorino que os romanos utilizavam “desde a antiguidade”: o processamento de duas camadas molhadas sobre molhadas da argamassa, a compactação e o polimento… Claro que o processamento se baseava nas condições locais dadas ao material e às ferramentas, mas a origem de Tadelakt não pode ser reduzida apenas a Marraquexe.

Neste contexto, é também interessante notar que técnicas comparáveis de polimento final com um calhau de rio são também conhecidas de África e da América do Sul. Aqui, uma camada fina e muito argilosa do reboco exterior foi polida com seixos de rio para melhor resistir ao tempo.

Hoje em dia Tadelakt é um luxo, um trabalho intensivo que só pode ser realizado por especialistas. O nome é frequentemente mal utilizado para micro cimento e outros pseudo-produtos, Tadelakt deveria – se não for feito com cal de Marraquexe real – pelo menos com cal verdadeira sem aditivos e finalmente polida com uma pedra para fazer jus ao seu nome.

O Tadelakt é resistente de água – não é à prova de água – e é mais adequado para o uso ao ar livre e chuveiros, mas somente se usado com cuidado e mantido regularmente. Quem utiliza Tadelakt ou Estuco de Cal tradicional para superfícies que entram constantemente em contacto com água deve impregnar as superfícies regularmente. Caso contrário as finas partículas de cal presentes na superfície serão lavadas. Uma vez que a superfície esteja áspera, ela precisa ser reparada. Não recomendo utilizar Tadelakt em bancadas e pavimentos porque falta a necessária resistência à abrasão e à prova ao impacto.

Uma alternativa mais económica são os nossos “stuccos de cal” à base de cal aérea tradicional. Os nossos stuccos de cal são também adequados para uso exterior e chuveiros, com as mesmas restrições descritas acima para Tadelakt. São visualmente indistinguíveis de Tadelakt, mas custam um pouco mais de metade do preço. Não são polidas com uma pedra, mas “apenas” alisadas com uma talocha veneziana com pressão.

Temos todo o prazer em aconselhá-lo. Por favor contacte-nos em jo.clayandlime@gmail.com.